Condições para uma boa utilização/Manutenção de sua bicicleta

1) DA AQUISIÇÃO/RECEBIMENTO/MONTAGEM

 

Ao adquirir a sua bicicleta:

 

a) Se recebe-la via transportadora, estará semi-montada, devendo, preferencialmente, procurar empresa especializada para montar o restante e regular, zelando assim por sua segurança e integridade física.

 

b) Se for nova, apresentando o manual de instrução à empresa especializada, e se for necessário, acesse o site do fabricante;

 

c) Se for seminova, direcionar à empresa especializada e se houver necessidade, acesse o site do fabricante.

 

2) DA UTILIZAÇÃO CORRETA DA BICICLETA

 

I) Utilize uma boa técnica de mudança de marcha; Nunca mude a marcha com a bicicleta parada, nem em subidas, com baixa cadência.

 

II)  Sempre que mudar de velocidade, reduza a força transmitida à corrente para facilitar a troca. Escolha a relação de dentes que lhe oferece maior conforto ao pedalar.

 

III) A modificação de qualquer componente da bicicleta, poderá comprometer a segurança da mesma.

 

IV) Nunca altere o conjunto do quadro. Não lixe, fure, remova adesivos, encha nem desmonte dispositivo de retenção redundante ou qualquer outro, pois uma alteração incorreta pode fazê-lo perder o controle sobre a bicicleta.

 

3) DA GUARDA/CONSERVAÇÃO

 

a) Guarde-a em lugar coberto; se for no litoral, cubra-a, evitando a ação da maresia;

           

b) Antes de utilizar a bicicleta, sempre verifique a pressão dos pneus, de modo que não estejam vazios ou com pressão inadequada (verificar recomendações da fabricante/marca da bicicleta), evitando furos e cortes, assim como as blocagens e eixos.

 

c) Mantenha a corrente sempre lubrificada, assim como demais componentes que exijam tal procedimento.

 

d) Se andar em dias de chuva ou em terreno arenoso, com lodo ou lama, no retorno do pedal, faça a limpeza da bicicleta, em especial da corrente e gancheira, com produtos específicos, encontrados em lojas do ramo.

 

e) Indica-se revisão geral periódica em empresa especializada, de preferência autorizada da marca de sua bicicleta, especialmente para inspeção do movimento central, rolamentos, pastilhas de freio, suspensões, etc. Se tiver adquirido a bicicleta “nova”, observe as instruções do fabricante, variável conforme uso e finalidade.