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02/04/2018 por: João Paulo

Treino Indoor: Como o Rolo pode ajudar no seu treino?


Antes de mais nada é importante entender que o rolo não deve substituir os treinos ao ar livre. Devemos optar por utilizá-lo quando em condições climáticas adversas e/ou por falta de tempo hábil para os treinos ao ar livre, já que em treinos no rolo fixo deixamos de lado o equilíbrio e o reflexo, habilidades de extrema importância para o ciclista. Apesar disso, o rolo também pode ser considerado como uma ferramenta de sobrevivência em um país como o nosso, em que as leis de trânsito são constantemente desrespeitadas e tratadas com total descaso pelas autoridades públicas.

O rolo um excelente equipamento, principalmente para os iniciantes, pela possibilidade de passar as primeiras instruções de forma bastante didática e sem preocupações com risco de queda ou acidente. Para os atletas mais experientes, o rolo pode por possibilitar treinos intervalados ou até mesmo treinos curtos com intensidade elevada com um maior nível de concentração, considerando que em cima do rolo o o atleta está livre de fatores externos que podem atrapalhar o seu desempenho.

Dependendo do volume do treino, é importante fracionar em duas sessões para que o atleta conclua seu objetivo sem estressar demais o organismo e prejudicar o planejamento.

Ao utilizar o rolo, os movimentos laterais que fazemos naturalmente quando ficamos em pé, acabam por torcer excessivamente o carbono e produzir uma tensão que o equipamento não foi projetado pra receber nessas condições. Como efeito desse processo aumentamos a fadiga do equipamento e por conseguinte diminuímos a vida útil do quadro, que além do risco de trincar, perde uma qualidade muito importante: a rigidez.

Para evitar esses problemas, sugiro algumas recomendações:
- Evite ficar em pé na bicicleta simulando subidas ou sprints;
- Monte uma roda traseira exclusiva para o rolo, com pneu apropriado e cassete com a mesma relação da roda original;
- Utilize um ventilador para ajudar a resfriar a temperatura corporal;
- Pedale sem camisa;
- Consuma 200ml de água a cada 15 minutos;
- Alinhe a roda dianteira com a mesma altura da roda traseira;
- Calibre o pneu com a capacidade máxima recomendada.

 Algumas dicas:
- Cubra a mesa, ciclocomputador e caixa de direção com papel filme;
- Use sapatilha antiga;
- Durante o treino, utilize uma toalha pra enxugar o corpo e dar lugar para o suor fresco;
- Compre um tapete de borracha apropriado e monte a estrutura de treino em cima dele. Essa medida evitará riscos no chão e manchas provenientes do suor;
- Enxugue a bicicleta após o treino e lubrifique a corrente;
- Aproveite para assistir um filme ou ouvir música. Isso deixará o treino menos monótono!

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